O que é?

Daniel Perfeito - Cirurgia Plástica

A Cirurgia de Orelhas, também conhecida como Otoplastia, é o procedimento que corrige imperfeições da cartilagem das orelhas, diminuindo o aspecto de “abano” e proporcionando uma aparência mais natural de acordo com a estética facial. As “novas orelhas” ficam mais rentes ao couro cabeludo e muito mais discretas.

Pode ser realizado por crianças a partir dos 7 anos.

Como é realizada?

A anestesia usada pode ser local, local com sedação ou geral, dependendo da recomendação médica.

Realizada por meio de uma incisão localizada estrategicamente no sulco atrás da orelha, a otoplastia visa posicionar as orelhas mais próximo da cabeça e criar as dobras cartilaginosas que caracterizam esta parte do corpo.
A “rotação” da orelha pode ser executada retirando-se um pedaço da cartilagem da concha (parte côncava adjacente ao orifício do canal da orelha) e/ou simplesmente utilizando suturas. As dobras são geralmente criadas por meio do enfraquecimento da cartilagem e da sua moldagem com suturas para garantir a cicatrização dos tecidos na posição correta.

Otoplastia

Tempo de internação

O tempo de internação pode variar de um a dois dias.

Pré-operatório

A otoplastia, apesar de ser um procedimento simples, requer que sejam realizados todos os exames pré-operatórios comuns.

Pós-operatório

Após a cirurgia, é comum um edema (inchaço) e equimose (roxidão) moderados nas orelhas, que apresentam enorme regressão em até 21 dias. Depois desse período é frequente a sensação de latejamento ou inchaço, principalmente em dias quentes, que também diminuem com o passar do tempo.

AGENDE UMA CONSULTA