O que é?

Daniel Perfeito - Cirurgia Plástica

A ginecomastia é o crescimento excessivo das glândulas mamárias em homens e é mais comum do que se imagina, pois segundo estimativas a ginecomastia pode atingir cerca de 40% dos homens. A cirurgia de Ginecomastia visa corrigir esse problema.

Como é realizada?

O procedimento dura cerca de 1 hora e consiste em realizar um corte pequeno, em forma de meia lua em volta da aréola, onde as placas de gordura que caracterizam o problema são retiradas. Em alguns casos um dreno é colocado para a saída do pus e das secreções que possam se formar em função do corte.

Também é possível que uma lipoaspiração da mama seja realizada, essa indicação é feita para casos onde o aumento de mamas é causado somente pelo excesso de gordura. Ainda existe a possibilidade dos procedimentos serem combinados, primeiro é retirado o excesso de gordura e depois a glândula.

Ginecomastia

Tempo de internação

8 a 12 horas.

Pré-operatório

Um pré-operatório bem feito é fundamental. Primeiro deve ser realizado alguns exames relacionados à parte hormonal, depois é necessário realizar um exame de imagem (ultrassom ou mamoplastia) para descartar possíveis nódulos. Por fim, os exames de rotina referentes a risco cirúrgico que devem estar presentes em qualquer cirurgia.

Pós-operatório

O paciente deverá ficar afastado de esforços por 21 dias. Deve-se usar uma malha compressiva por aproximadamente 1,5 meses. Não é comum haver dor importante, apenas um leve desconforto, contornável com analgésicos e antiinflamatórios comuns. É comum inchaço e roxidão na área operada, que perduram em torno de 14 a 21 dias. Pode haver alteração da sensibilidade da aréola, geralmente transitória.